Eu quero

"A bordo de sua vida me fiz passageiro eterno."

domingo, 28 de março de 2010

Uma cama vazia para três travesseiros


Falar sobre um livro é difícil, sobre um livro que gera preconceito por leitores mais desavisados, é mais difícil ainda. Mas o livro que estou tratando aqui é de uma força e uma paixão fulminante, tanto na sua história, quanto no envolvimento do leitor com o mesmo. O livro em questão se chama "O Terceiro travesseiro", e não é para qualquer um. Tem um público alvo, e uma temática delicada e com certeza um público contra. Porém o que interessa aqui é a sua essência em si, de uma riqueza e força descomunal, por mais que se trate de uma história de amor, o mesmo tem qualidades únicas, e uma maneira de prender o leitor de forma feroz. Ao contar a história de um triangulo amoroso entre dois homens e uma mulher, melhor dizendo, três adolescentes, este livro ganhou um público devoto e honesto, mas o mesmo é delicado quando expõe a crueza e realidade do mundo homossexual, ao tratar com tanta clareza de detalhes tão chocantes. O Terceiro travesseiro inebria com sua fantasia e suas possibilidades. Sim, este é um livro com temática homossexual, e por isso tem seu público, e seus desafetos, me posiciono aqui apenas como leitor apaixonado, longe dos rótulos possíveis diante de uma boa leitura. Fiz minha parte como qualquer bom cidadão diante de uma obra prima, este por sua vez ganha essa característica pela destreza de seu escritor, Nelson Luiz de Carvalho, e pelo mais impactante, baseia-se em fatos reais, nada mais nada menos do que na realidade nossa de cada dia. Essa leitura me fez perceber que os fatos estão na nossa porta todos os dias, que isso e aquilo não acontecem apenas com o vizinho, acontece dentro das nossas casas. Sim, esse livro desperta paixões e sentimentos extremos dentro de seus leitores, dentro de nós, dentro de mim. Tem uma beleza na sua naturalidade rica e digna da verdade que trata. Geralmente quando leio livros, procuro colecioná-los, guardá-los, tê-los para mim, pois são uma das formas mais antigas de enriquecimento cultural. Da mesma forma quando gostamos de alguém procuramos sempre ter essa pessoa por perto. Mas esse livro, em especial, é um caso a parte. Tanta dor e beleza juntas não poderiam conviver em uma prateleira, depois de lê-lo fiz questão de devolvê-lo logo, tamanha a dor e desespero que esse me causou, sim ainda dói em algum canto da minha alma quando me lembro das últimas páginas dessa obra, então como diferente e exuberante essa leitura se fez na minha vida, procurei colocá-lo pra fora sim, tê-lo ao meu lado seria símbolo de angústia de desesperança. Pois me lembrarei dele até os últimos dias. Julguei não ser preciso possuir sua forma impressa para crescer com seus significados e valores, tudo foi gravado de forma legítima no coração, não se esqueça uma leitura assim. Por isso recomendo este livro, com ressalvas quanto ao seu impacto emocional, mas pelo entusiasmo e pela ansiedade que tenho para que cada novo leitor viva dentro de si um pouco dessa história única e tão severa. Lição, esse livro ensina que o amor nunca conheceu limites e não vai ser agora nas novidades e preconceitos ordinários da nossa sociedade que ele irá se diminuir. O amor tem um alcance infinito, e este livro é a tradução deste, sua pureza e poder estão guardadas nessas duzentas e poucas páginas, esperando cada dia uma nova pessoa e alma desavisada que encontrará no seu fim um significado e uma dor comum, a dor do silêncio, de quando o amor se cala.

2 comentários:

  1. esse livro simplesmente vai além do entendimento e das sensações. estamos na pele deles e choramos pelas perdas deles, no fim nos perguntamos se tuo vale a pena e vemos que vale sim correr o risco de algo sincero, pois estara escrito pra sempre no nosso coração

    ResponderExcluir
  2. Esse livro é muito foda, mexe bem lá no fundo com nossas emoções, fiquei muito mas muito triste e tocada ao lê-lo até o final, pois realmente é supreendente.
    Também acho que ele não deve ficar parado na prateleira, eu o olho e vejo sofrimento, amor, alegria, mas o sofrimento prevalece.
    Tenho alguns planos para com ele, vamos fazer juntos ok?? Te explicarei..!!
    Beijos

    ResponderExcluir